Simbologia (Conheça melhor o mapa)

E-mail Imprimir PDF

Vegetação

A representação da vegetação é importante para o praticante de orientação, porque indica a velocidade de progressão e a visibilidade.

Cor

O princípio básico é o seguinte:

  • branco representa floresta aberta, onde se pode correr á velocidade máxima,
  • amarelo representa área aberta, (dividida em várias categorias)
  • verde representa a densidade da floresta, bem como da vegetação rasteira de acordo com a velocidade de progressão inerente a cada uma das categorias em que estão divididas.

Velocidade de Progressão

Curvas Nivel A velocidade de progressão depende da natureza da floresta (densidade de árvores, arbustos e vegetação rasteira - fetos, silvas, urtigas, etc.), mas não entra em linha de conta com zonas pantanosas, solo pedregoso, etc, sendo estes representados por símbolos próprios.

A velocidade de progressão em floresta está dividida  em 4 categorias de acordo com a velocidade de corrida. Se a velocidade através de floresta aberta for de, por exemplo 5min/Km, aplicam-se as seguintes relações:

Floresta Aberta 80 - 100% 5 - 6:15 min/Km
Corrida lenta 60 - 80% 6:15 - 8:20 min/Km
Difícil correr 20 - 60% 8:20 - 25:00 min/Km
Muito difícil correr 0-20% > 25:00 min/Km

Área Aberta

Área Aberta Terreno cultivado, de pastagem, prados, relvados, etc, sem árvores,onde a corrida seja fácil.

Área Aberta

Área aberta com árvores dispersas Prados com árvores ou arbustos dispersos, com relva ou terreno semelhante que permita uma corrida fácil.

Área Semi-aberta

Área semi-abertaCharneca, áreas de abate de árvores, plantações recentes (árvores menores de 1 metro) ou outros terrenos maioritáriamente abertos com vegetação rasteira irregular, urze ou erva alta.

Área Semi-aberta com Árvores Dispersas

Area Semi Aberta

Floresta: Corrida fácil

FlorestaFloresta aberta de corrida fácil

Floresta: Corrida Lenta

FlorestaUma área de árvores densas (baixa visibilidade) que reduz a velocidade de corrida para cerca de 60-80% da velocidade normal.

Vegetação Rasteira: Corrida Lenta

FlorestaUma área de vegetação rasteira com boa visibilidade (silvas, urze,arbustos baixos, ramos cortados) que reduza a velocidade de progressão para cerca de 60-80% da velocidade normal.

Floresta: Difícil de Correr

Vegetação rasteira: difícil de correrUma área de árvores ou um matagal (baixa visibilidade) que reduz a velocidade de corrida para cerca de 20-60% da velocidade normal.

Vegetação rasteira: difícil de correr

Vegetação rasteira: difícil de correrUma área de vegetação rasteira com boa visibilidade (silvas, urze, arbustos médios, ramos) que reduza a velocidade de progressão para cerca de 20-60% da velocidade normal.

Vegetação: Muito Difícil de Correr; Intransponível

Vegetação: muito difícil de correr; intransponívelUma área de vegetação densa (árvores ou vegetação rasteira) quase impossível de passar. Progressão reduzida para cerca de 0-20% da velocidade normal.

Floresta com Progressão num Sentido

Floresta com progressão num sentido Uma área de floresta que permite corrida fácil numa direcção, mas difícil nas outras. As faixas brancas indicam o sentido da corrida fácil.

Pomar

PomarÁrea plantada com árvores ou arbustos de fruto.

Vinha

VinhaA direcção dos traços verdes indica a direcção da plantação.

Limite Distinto de Área de Cultivo

PomarA direcção dos traços verdes indica a direcção da plantação.

Área de cultivo

Área de cultivoTerreno de cultivo que é considerado fora da áera de prova por estar sazonalmente cultivado.

Limite Distinto de Vegetação

VegetaçãoUm limite distinto de floresta ou um limite bem distinto de vegetação na floresta.

Limite Indistinto de Vegetação

PomarLimites indistintos entre áreas de verde, amarelo ou branco são representados sem linha.

Elementos Especiais de Vegetação

PomarA descrição do simbolo deve estar sempre presente na legenda.

Formas do Terreno

A forma do terreno é representada a castanho por curvas de nível detalhadas e por alguns símbolos para representar cotas, depressões, etc. O relevo é complementado a preto com os símbolos para rochas e falésias. O terreno de orientação é normalmente melhor representado com 5m de equidistância entre curvas de nível. No entanto, se for necessário um grande numero de curvas de nível intermédias para a representação de uma área, é usada uma equidistância menor (2,5m).

Curva de Nível

Curvas NivelUma linha que une pontos de igual altitude. Ao intervalo entre curvas de nvel d-se o nome de Equidistncia e a diferena em desnvel entre as mesmas. Estes valores podem ser 5 ou 2,5 metros.

Escarpa de Terra

BarrancoDeclive muito íngreme de terreno, provocado por erosão. Representam mudanas abruptas no terreno. So desenhadas de acordo com a forma e tamanho da respectiva escarpa. Os "dentes" indicam o lado de menor altitude.

Muro de Terra

Muro de TerraMuro de terra ntido. Altura mnima de 1 metro.

Muro de Terra Pequeno

Muro de TerraMuro de terra baixo ou em ruínas. Altura mnima de 0.5 metros.

Muro de Terra Pequeno

Muro de TerraO fosso/ravina ou vala que seja muito pequeno para ser representado com o símbolo de escarpa, é representado por uma linha com o fim pontiagudo. Profundidade mínima de 1 metro.

Vala Pequena

Muro de TerraPequeno fosso/ravina ou vala. Profundidade mínima de 0,5 metros.

Colina

Muro de Terra

Montículo

Muro de TerraColina pequena mas nítida ou montículo, que não pode ser representada à escala com curvas de nível. Diâmetro menor que 5 metros e altura mínima de 1 metro.

Depressão

Muro de TerraDepressões são representadas por curvas de nível com linhas de declive. Depressões menores são representadas por curvas de nível intermédias.

Pequena Depressão

Muro de TerraDepressões ou pequenos buracos de pouca profundidade, que não possam ser representados à escala por curvas de nível, sãorepresentados por um semi-círculo. Diâmetro mínimo de 2 metros e profundidade mínima de 1 metro. Este símbolo está orientado a Norte

Buraco

Muro de TerraBuracos artificiais com paredes bem visíveis que não possam ser representados por uma escarpa. Diâmetro mínimo de 2 metros e profundidade mínima de 1 metro. Este símbolo está orientado a Norte.

Terreno Irregular

Muro de TerraZona de buracos e/ou cotas com demasiados detalhes para ser representado em pormenor.

Elemento Especial de Terreno

Muro de TerraEste símbolo é utilizado para uma carecterística especial de relevo. A descrição do símbolo deve ser dada na legenda. Normalmente no Brasil representa um tronco caído ou uma raiz de árvore é superficie.

Água e Pantanos

Este grupo inclui zonas aquáticas e tipos especiais de terreno criados pela presença de água (pântanos): A classificação é importante visto que indica o grau de dificuldade que se apresenta perante o praticante de orientação e fornece elementos para a leitura do mapa e para pontosd e controlo. Uma linha marginal preta a circunscrever um elemento com água indica que é intranponível em condições normais.

Lago

Muro de Terra

Lago

Curvas Nivel

Pequeno Lago

Curvas Nivel

Buraco com água

Curvas Nivel Um buraco com água ou uma zona aquática demasiado pequena para ser representada à escala.

Rio Instransponível

Curvas NivelUm rio ou ribeiro intransponível é desenhado com uma linha marginal preta. Uma interrupção nas linhas representa a existência de uma passagem.

Linha de água transponível

Curvas NivelUma linha de água transponível, mínimo de 2 metros de largura. Com menos de 2 metros de largura é considerada uma pequena linha de água transponível e é representada por uma linha mais fina.

Pequeno Canal

Curvas Nivel Um pequeno canal natural ou contruido podendo conter água apenas intermitentemente.

Pequeno Canal Pantanoso

Curvas Nivel

Pântano Instransponível

Curvas Nivel

Pântano

Curvas Nivel Um pântano transponível, normalmente com um limite visível.

Área alagadiça

Curvas Nivel Um pântano indistinto ou sazonal ou uma área de transição gradual de pântano para solo firme. O limite é normalmente indistinto.

Poço

Curvas NivelPoço ou nascente de captação de água, facilmente identificável no terreno.

Nascente

Curvas Nivel A origem de de uma linha de água com um curso visível. O símbolo está orientado para o sentido da corrente.

Elemento especial de água

Curvas Nivel Um pequeno elemento especial de água. A descrição do símbolo deve estar sempre presente na legenda.

Terreno rochoso e pedras

O terreno rochoso é uma categoria especial do relevo. A inclusão das rochas é útil para avaliar perigos e velocidades de progressão. Fornece também alementos para uma melhor leitura do mapa e para pontos de controlo. As rochas são representadas a preto para se distinguirem de outros elementos de relevo.

Falésia

Curvas NivelUma falésia, pedreira ou escarpa de terra intransponível é representado por uma linha a preto com traços descendentes a representar a total extensão do seu declive. Para paredes verticais, estes traços podem ser omitidos se o espaço for pouco, p.ex. passagens estreitas entre falésias. Os traços podem estender-se sobre símbolos que representem áreas na base da parede. Quando uma parede rochosa entre directamente na água, tornando impossível a passagem na sua base, a linha delimitadora da água é omitida ou os traços da falésia extendem-se visivelmente sobre essa linha.

Rochedo/ Penhasco

Curvas NivelPara elementos pouco comuns como rochedos, penhascos ou pedras gigantes, as rochas são representadas com a sua forma e sem traços de declive.

Falésia Transponível

Curvas NivelUma pequena parede rochosa vertical pode ser representada sem traços. Se a direção do declive da rocha não for óbvio a partir das curvas de nível ou para melhorar a legibilidade, são usados pequenos traços na direção desse declive.

Buracos Rochosos

Curvas NivelBuracos rochosos que possam representar perigo para o atleta.Este símbolo está sempre orientado a Norte exceto quando representa uma caverna como se vê a seguir.

Caverna

CarvernaUma caverna é representada pelo mesmo simbolo de buraco rochoso. A abertura do "V" indica a entrada da caverna.

Pedra

PedrasUma pedra bem visível. Todas as pedras desenhadas no mapadeverão ser facilmente identificáveis no terreno. Altura mínima de 1 metro.

Pedra Grande

Curvas NivelUma pedra particularmente grande e visível.

Zona de Pedras

Curvas NivelUma zona com demasiadas pedras para serem indicadas individualmente.

Terreno Rochoso

Curvas NivelTerreno pedregoso ou rochoso que altera a velocidade de progressão.

Zona Arenosa

Curvas Nivel Uma área arenosa ou com cascalho miúdo sem vegetação e onde a corrida é lenta. Uma área aberta com solo arenoso, mas onde a corrida é facil, deve ser representada como área aberta (ver vegetação).

Afloramento Rochoso

Curvas Nivel Uma área rochosa sem terra nem vegetação onde é possivel correr. Uma área rochosa coberta por relva, musgo, ou outra vegetação rasteira deve ser representada como área aberta (ver vegetação).

Construções feitas pelo homem

Rodovia

Rodovia Se a rodovia estiver em construção é representada por linhas quebradas.

Estrada Principal

EstradaEstrada com largura superior a 5 metros. Se a estrada secundária estiver em construção é representada por linhas quebradas.

Estrada Secundária

EstradaEstrada com largura entre 3 a 5 metros. Se a estrada secundária estiver em construção é representada por linhas quebradas.

Estrada

EstradaUma estrada com boas condições para veiculos motorizados sob quaisquer condições climatéricas. Largura menor de 3 metros.

Caminho de Veículos

EstradaUm caminho ou estrada em más condições apenas adequado a veículos em marcha lenta. Largura menor de 3 metros.

Trilha Larga

EstradaUma trilha larga ou uma antiga estrada de veículos bem visível.

Trilha

EstradaUma pequena trilha que pode ser percorrida em velocidade de competição.

Junção de Trilhas

EstradaQuando uma junção trilhas é bem vivível

Junção de Trilhas

EstradaQuando uma junção trilhas é bem vivível

Junção de Trilhas Indistinta

EstradaQuando uma junção ou intersecção de carreiros ou trilhas não é bem vivível, os traços dos símbolos não se unem na junção.

Ponte para Pedestres

EstradaUma ponte para pedestres sem carreiro de acesso.

Travessia de Água com Ponte

EstradaUma trilha ou estrada que atravessa um rio ou fosso por uma ponte.

Travessia de Água sem Ponte

EstradaUma trilha ou estrada que atravessa um rio ou fosso sem ponte.

Linha de Trem

Linha de Trem

Linha de Média Tensão

EstradaLinha de média tensão, telefones ou teleférico. Os traços perpediculares indicam a posição exata dos postes.

EstradaLinhas de alta tensão. O espaço entre linhas pode indicar a sua dimensão.

Túnel

EstradaUma passagem sob estradas, linhas de trem, etc, que podem ser utilizadas pelo praticante de orientação. Este símbolo é usado quer exista ou não um caminho de acesso.

Muro de Pedra

EstradaUma passagem sob estradas, linhas de trem, etc, que podem ser utilizadas pelo praticante de orientação. Este símbolo é usado quer exista ou não um caminho de acesso.

Cerca

EstradaCerca de madeira ou arame com altura inferior a 1,5 metros.

Cerca Alta

EstradaUma cerca com altura superior a 1,5 metros, intransponível para um praticante de estatura média.

Ponto de Passagem

EstradaPassagem através ou sobre vedações ou muros altos. O símbolo pode também ser usado para portões ou degraus sobre um muro de pedra, vedação ou conduta.

Edifício

EstradaUm edifício é representado segundo a sua projeção horizontal, se a escala o permitir.

Área Fora de Prova

EstradaÁreas proibidas para o praticante de orientação.

Área Pavimentada

EstradaUma área de piso pavimentado utilizado para estacionamento ou outras finalidades.

Campo de Tiro

EstradaO campo de tiro é representada por um símbolo especial, devido á necessidade de haver precaução nestas zonas. A seta deve indicar o sentido dos disparos.

Torre Alta

EstradaUma torre alta ou um pórtico, acima do nível da floresta adjacente.

Torre Alta

EstradaUma pequena torre ou plataforma de tiro. O símbolo é orientado a Norte.

Cocho

EstradaUma manjedoura com uma base própria ou contruída numa árvores. Este símbolo está orientado a Norte.

Elemento Especial Construído

EstradaA descrição do simbolo deve estar sempre presente na legenda.

Pontos de Controle

Pontos de ControlePartida
A partida ou o ponto de troca de mapa (se este não for na partida) é representado por um triângulo equilátero que aponta para o primeiro ponto de controle. O centro do triângulo indica a posição exata do ponto de partida, normalmente materializado no terreno por um "prisma" sem picotador.

Pontos de Controle
Os pontos de controle são representados por círculos. O centro do círculo indica a posição exata do elemento. Podem ser omitidas seções do círculo de modo a não esconder elementos importantes á navegação do atleta na aproximação ao ponto.

Número do ponto de controle
O número do ponto de controle é colocado junto ao círculo respectivo de modo a não esconder elementos importantes da navegação.

Linha
Quando o percurso tem de ser relizado segundo uma determinada ordem a partida, os pontos de controlo e a chegada estão unidos por linhas retas. Podem ser omitidas seções da linha de modo a não esconder elementos importantes á navegação.

Percurso Balizado
Um percurso balizado é representado no mapa por uma linha tracejada.

Chegada A chegada é representada por 2 círculos concêntricos.

Área Fora da Prova

EstradaÁrea que não pode ser transposta pelos atletas.

Área Perigosa

EstradaUma área que represente perigo para o praticante de orientação.

Percurso Proibido

EstradaPercurso proibido ao praticante de orientação.

Primeiros Socorros

EstradaLocalização de um posto de primeiros socorros.

Abastecimento

EstradaLocal de abastecimento (líquidos, normalmente água)

Última atualização em Seg, 25 de Abril de 2011 08:01